terça-feira, 13 de outubro de 2009

3 Efes - 2007


Sinopse:

Sissi (Cristina Kessler) é uma jovem universitária que sustenta, a duras penas, o pai viúvo e o irmão pequeno. Nessa situação de dificuldade, Sissi recorre aos conselhos de sua tia, Martina (Carla Cassapo), dona de casa entediada que, em meio a uma crise no seu casamento com o publicitário Rogério (Leonardo Machado), fica irresistivelmente atraída por William, simples catador de papel.

Ficha Técnica:
Título Original: 3 Efes
Gênero: Comédia
Duração: 100 Minutos
Lançamento No Brasil: 2007
Lançamento Comercial (Estréia): 07/12/2007
Distribuição: Casa de Cinema de Porto Alegre
Direção: Carlos Gerbase
Assistente de direção: Juliano De Campos
Roteiro: Carlos Gerbase
Produção: Carlos Gerbase
Direção de produção: Pedro Guindani De Almeida, Glauco Firpo, Diego Sardão
Assistentes de produção: Eduardo Christoffoli, Isadora Zílio, Laura Salimen
Co-produção: Casa de Cinema de Porto Alegre, Vortex, Regra Três, Low Filmes, Kiko Ferraz Studios, Maria Cultura
Música: Laura L. e Músicas Intermináveis para Viagem
Som: Kiko Ferraz
Som direto: Rafael Rodrigues
Fotografia: João Divino
Camera: João Divino
Direção de arte: Paula Piussi
Figurino: Ingrid Cavalli
Edição: Giba Assis Brasil
Maquiagem: Britney


Elenco:
Cris Kessler ........ Sissi
Paulo Rodrigues ........ William
Ana Maria Mainieri ........ Giane
Felipe de Paula ........ Betinho
Carla Cassapo ........ Martina
Leonardo Machado ........ Rogério
Fábio Rangel ........ Heitor
Aníbal Damasceno Pereira ........ Prof. Valadares
Artur Pinto
Júlio Andrade



Curiosidades:
• Este é o 2º filme em que o diretor Carlos Gerbase e a atriz Ana Maria Mainieri trabalham juntos. O anterior foi Tolerância (2000).

• As filmagens ocorreram em 20 dias, entre dezembro de 2006 e janeiro de 2007, na cidade de Porto Alegre.

• Foi rodado com uma câmera mini-DV e um kit de luz portátil, com o som sendo gravado direto em fitas DAT.

• Foram rodadas cenas em 5 motéis, que colaboraram com a produção permitindo a presença da equipe e do elenco cobrando, por hora, apenas o preço básico para um casal.

• Será lançado simultaneamente em 4 mídias distintas: cinema, DVD, TV e internet. A previsão de lançamento é para 7 de dezembro.

• No prmeiro fim de semana de exibicao, segundo o portal Terra, que disponibiliza gratuitamente o filme, dividido em cinco partes, foram 15.000 usuários, e mais de 100.000 "streamings" (cada vez que um usuário solicita assistir a uma das partes).

• O site do filme, e em especial o seu blog, também registrou números expressivos, com mais de 2.000 visitantes diários no final de semana.

• Em DVD, mais de 100 cópias comercializadas no primeiro final de semana, recorde absoluto de vendas para a Casa de Cinema de Porto Alegre em tão curto espaço de tempo. No DVD, além do filme, há um clip de "Caixa Preta" (da banda "Músicas intermináveis para viagem", que fez a trilha do filme), "making-of" e muitas imagens dos ensaios do filme.


• Nas salas de cinema um total de 691 espectadores, divididos em seis salas: Porto Alegre (2), São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Salvador (somente nas sessões da tarde). A média de espectadores por sessão é maior do que a registrada em Sal de Prata (último filme de Gerbase, distribuído pela Columbia), com algumas diferenças significativas: 3 Efes não tem cópias em película, nem gastou em "transfer" para 35mm, e foi lançado com uma campanha de marketing alternativa, com um custo desprezível, se comparado com os investimentos das "majors". Conforme o planejamento inicial, 3 Efes sai dos cinemas em que está no próximo dia 13 e pode estrear em outras cidades, sempre em salas RAIN, ficando no máximo sete dias em cartaz. Essa estratégia permite que a obra seja economicamente viável nas salas, em vez de acumular prejuízos de forma sistemática, o que tem acontecido com a grande maioria dos filmes brasileiros.

• O filme que custou menos de 100 mil reais, computados os gastos de produção, comercialização e distribuição. Graças às parcerias estabelecidas na internet e com as TVs, 3 Efes chegou ao mercado (ou aos mercados) sem qualquer passivo financeiro, podendo dar retorno muito mais rápido às empresas co-produtoras, em vez de esperar anos para que o saldo negativo do lançamento nas salas seja recuperado nas demais mídias.

• A música é de Laura L e de sua banda "Músicas Intermináveis para Viagem". Parte da trilha foi retirada do seu CD de estréia, lançado em 2006, e parte foi especialmente composta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário