domingo, 27 de setembro de 2009

Tieta do Agreste


Sinopse:

Tieta retorna à sua terra natal, a pequena Santana do Agreste, após 25 anos de ausência. Sua volta causa certa apreensão na família, uma vez que Tieta saíra escorraçada pelo pai Zé Esteves, movido pelas intrigas de Perpétua, sua irmã mais velha.

A chegada de Tieta, rica e poderosa, põe fim aos boatos de que estaria morta e aguça a ambição não só de seus familiares - Perpétua, Zé Esteves, Elisa, Ramiro... -, mas de toda cidade.

Usando de sua influência, Tieta consegue trazer a luz elétrica à Santana do Agreste ao mesmo tempo em que se envolve num tórrido romance com seu sobrinho, o seminarista Ricardo.

A jovem Leonora, apresentada à família como enteada de Tieta, envolve-se com o secretário da prefeitura, Ascânio Trindade, num romance impossível que acabará resultando em uma nova e inesperada partida de Tieta.

Informações Técnicas:
Título Original: Tieta do Agreste
Gênero: Comédia
Duração: 140 min.
Lançamento (Brasil): 1996
Estúdio: Skylight / UGC
Distribuição: Columbia Pictures
Direção: Cacá Diegues
Roteiro: Cacá Diegues, João Ubaldo Ribeiro e Antônio Calmon, baseado em livro de Jorge Amado
Produção: Bruno Stroppiana e Donald Raynaud
Música: Caetano Veloso
Fotografia: Edgar Moura
Direção de arte: Lia Renha
Figurino: Luciana Buarque e Ocimar Versolato
Edição: Mair Tavares e Karen Harley

Elenco:
Sônia Braga..........Antonieta Esteves (Tieta)
Marília Pêra..........Perpétua
Chico Anysio.........Zé Esteves
Cláudia Abreu.......Leonora
Leon Góes ........... Ascânio
Heitor Martinez .....Ricardo
Patrícia França .......Imaculada e Tieta jovem
Zezé Motta .............Carmosina
Noélia Montanhas - Tonha
Anna Cotrim ............Perpétua jovem
Débora Adorno ........Elisa
Caco Monteiro .........Ramiro
André Valli .............. Barbosinha
Jece Valadão .......... Comandante Dário
João Phellipe .......... .Peto
Frank Menezes ..........Jairo
Daniel Filho ................Mirko Stefano

Prêmios e indicações:
• Ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Marília Pera), no Festival Internacional de Havana.

Curiosidades:
• Tieta do Agreste foi o representante brasileiro na escolha dos indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 1997.

• Antes de Tieta do Agreste o último filme o qual Chico Anysio havia participado foi O Doce Esporte do Sexo, de 1971.

• As filmagens de Tieta do Agreste começaram no dia 31 de julho de 1995 e duraram 10 semanas. O orçamento do longa foi de R$ 5 milhões.

• De todo o elenco de Tieta do Agreste apenas três atores já haviam trabalhado anteriormente com Cacá Diegues: Zezé Motta (Xica da Silva, Dias Melhores Virão e Quilombo), Marília Pera (Dias Melhores Virão) e Leon Goes (Veja Esta Canção)

• A maior parte do elenco de Tieta do Agreste é formada por atores baianos, selecionados pelo próprio Cacá Diegues a partir de diversos espetáculos teatrais assistidos.

• Jorge Amado, autor do livro "Tieta do Agreste", aparece em uma ponta no filme.

• Sônia Braga teve a idéia de fazer Tieta logo após o término das filmagens de Luar Sobre Parador, em 1988. Entusiasmada, levou o projeto para seu então namorado, Robert Redford, fundador do Sundance Institute, que decidiu bancar a produção. O que Sônia não imaginava é que, na mesma época em que Jorge Amado cedera-lhe os direitos da obra para o cinema, Betty Faria os havia adquirido para a televisão. Com a estréia da novela, o projeto acabou arquivado.

• O filme é inevitavelmente comparado à telenovela, que foi protagonizada pelas atrizes Betty Faria e Joana Fomm e obteve grande sucesso. Na época em que ocorreram as filmagens, ao longo de dez semanas, a telenovela global havia sido reprisada recentemente no programa Vale a Pena Ver de Novo.

• As cenas da fictícia cidade de Santana do Agreste foram gravadas no povoado de Picado, no municipio de Conceição do Jacuípe, no interior da Bahia. A cena de sexo de Tieta jovem foi gravada no sitio de "Manezinho", conhecido morador do povoado.

• Ao contrário da novela, no filme Tieta não volta à cidade para se vingar.

• Mais fiel ao livro do que a novela foi, o filme de Diegues infelizmente não conquistou o público, em parte por não ver como Tieta e Perpétua as atrizes da televisão, e porque muita gente esperava ver mais uma versão da novela do que do livro para cinema.

• A trilha sonora do filme foi toda composta por Caetano Veloso, com destaque para "Luz de Tieta", gravado pelo próprio Caetano em dueto com Gal Costa.

• A consagrada diretora Lina Wertmüller foi quem primeiro adquiriu os direitos para o cinema de Tieta do Agreste, logo após a sua publicação na Italia, em 1982. Amiga íntima de Jorge Amado, Lina convidou Sophia Loren para estrelar o filme.Tendo Claudia Ohana no papel da protagonista jovem, algumas cenas chegaram a ser gravadas na Bahia, mas o projeto terminou misteriosamente abandonado. Curiosamente, Claudia retomaria a personagem (Tieta jovem) alguns anos mais tarde, na telenovela global.

• Jorge Amado aparece em rápida participação na primeira cena do filme, lendo os primeiros parágrafos do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário